Quando os alunos começaram a registar a
distribuição das plantas, depararam-se com vários problemas:
1º - Algumas plantas pareciam semelhantes
2º - Algumas plantas da mesma espécie encontravam-se
em graus diferentes de desenvolvimento, parecendo ser de espécies diferentes.
3º - Havia uma grande variedade de plantas
denominadas “ervas daninhas” o que se tornava difícil por um lado decidir quais
registar e quantas registar de cada.
Devido a estes problemas, os alunos começaram por
registar as plantas que tinham sido plantadas/semeadas. Depois destas, os
alunos debruçaram-se sobre as plantas espontâneas mais conhecidas.
Quando os alunos começaram a “tentar” identificar
as plantas tendo por base a “Flora de Portugal” de António Xavier Pereira
Coutinho, os dados registados, encontraram outro grande problema - os termos
utilizados na referida flora.
Então como resolver tal problema? Os alunos
resolveram o problema de uma forma brilhante. Muniram-se de máquinas
fotográficas e de cada planta tiravam fotografias e apontavam as
características de cada planta.
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